O Caminho do equilíbrio

Na JKA, dedicamos especial atenção na busca do aprimoramento da forma, de cada kihon.


Por meio de treinamento intenso, nossos instrutores têm rigorosa e cientificamente analisado cada movimento, desenvolvendo um inigualável espectro de técnicas e procurando sempre um equilíbrio nessa trindade inseparável (kihon – kata – kumite) do Karatê JKA.

JKA Brasil


Forjar a Mente no Karatê

Karatê não é um jogo de pontos, peso ou demonstrações pomposas.

É uma arte marcial e um modo de vida que ensina o praticante como ser pacífico, mas se for inevitável o conflito, os verdadeiros ditames Karatê propõem derrubar o oponente com um só golpe.

A JKA é a única entidade juridicamente independente de Karatê e reconhecida oficialmente pelo governo japonês como uma associação de membros (Shadan HoJin) para a promoção do Karatê.

Existe apenas uma outra entidade autorizada sob a alçada da JKA: a “JKA World Federation (JKA/WF)”.

Nenhuma outra organização partilha deste status.
HISTÓRIA

Uma breve história da JKA

  • InicialmenteInicialmente, a arte marcial

    Te (“mão”) desenvolveu-se em Okinawa como um sistema de auto-defesa. Devido ao contato e intercâmbio freqüente de Okinawa com a China, é certo que a arte marcial de Okinawa foi influenciada pelo kempo chinês em algum momento durante o seu desenvolvimento.
  • há 500 anosAcredita-se que aproximadamente há 500 anos,

    quando a dinastia do Rei Shoha unificou a região após décadas de guerra, emitiu-se um decreto que proibia a posse de armas na ilha.
  • início de 1600De acordo com registros convencionais,

    uma lei semelhante para a licitação da posse ou uso de armas foi re-emitido e executada pelo Clã Satsuma, que haviam invadido Okinawa, no início de 1600 e trouxe-a sob a regra do Shogunato japonês.
  • Acredita-se que neste ambiente,

    o Karatê desenvolveu-se como uma forma de combate sem armas para autodefesa individual e coletiva (país), era ensinada e praticada em segredo.
  • 1868Depois, veio o nascimento em Okinawa

    (1868) do mestre Gichin Funakoshi. Ele dedicou toda sua vida à promoção dos valores da arte, e introduziu o caminho do To-Te-Jitsu no Japão, onde se espalhou por todo o país.
  • 1949Aproximadamente em 1949,

    Aproximadamente em 1949, seus seguidores estabeleceram uma associação para a promoção do Karatê; eles a chamaram de Nihon Karate Kyokai, ou a The Japan Karate Association. Era o início da JKA.
ORGANIZAÇÃO

A JKA é a única entidade juridicamente independente de Karatê e reconhecida oficialmente pelo governo japonês como uma associação de membros (Kou Eki Shadan HoJin) para a promoção do Karatê.

Existe apenas uma outra entidade autorizada sob a alçada da JKA: a “JKA World Federation (JKA/WF)”.

Nenhuma outra organização partilha deste status. Da mesma forma, a JKA não é dependente ou subordinada a qualquer outro grupo, organização ou entidade.

No entanto, existem casos em que a JKA por vontade própria colabora com outras organizações, em posição de igualdade.

A JKA é centralmente organizada e coordenada através do JKA Honbu Dojo (Tóquio – Japão) embora haja tanto sedes nacionais e regionais na maioria das áreas ao redor do mundo.

Escola de Karate Shotokan do Brasil
"Escola de Aperfeiçoamento de Karate-Do"


Mestre Yasuyuki Sasaki

(In Memorian)
Instituto Shotokan NKK JKA do Brasil


A Japan Karate Association (JKA) é uma entidade de ensino e pesquisa do Karate Shotokan, que segue as mais puras tradições implantadas pelos mestres G.Funakoshi, M. Nakayama e, hoje, M. Suguiura. A única reconhecida pelo governo japonês para a prática e difusão do Karate-Do, e autorizada pelo Ministério da Educação, Cultura e Esportes para a realização de campeonatos no Ginásio Budokan, Templo de Artes Marciais do lendário Palácio do Imperador, na capital do Japão.

No dia 01 de maio de 1997 foi criado em nosso país o Instituto Shotokan NKK JKA do Brasil, fruto de uma longa conversa com o professor Masahiko Tanaka, 8º Dan e tri-campeão mundial pela JKA – tornando-se desde então na única organização representante e legalmente credenciada pela matriz mundial (Kouraku – Tokyo – Japan) para desenvolver essa linha no Brasil. A JKA do Brasil iniciou suas atividades tendo à sua frente um grupo de professores liderados pelos mestres Yasuyuki Sasaki e Yoshizo Machida.

Todos aqueles que pretendem aprimorar e aprofundar seus conhecimentos dentro da Escola Shotokan, em sua mais pura forma original, convidamos a entrar em contato com nossa equipe de difusão.